A Terapia Familiar, baseia-se na ideia da família como um sistema social único, com uma estrutura e padrões de comunicação muito próprios, composta por elementos que estabelecem relações de interdependência e se influenciam mutuamente.

O Modelo sistémico fornece-nos uma importante grelha de leitura, da complexidade das interações familiares e sociais do ser humano, resultando em importantes estratégias de intervenção, quer em questões relacionadas com as dinâmicas familiares, como com a realidade pessoal de cada indivíduo.

Pela importância desta abordagem, o ReConstruir, em colaboração com a Prof,ª Dr.ª Isabel Santos, vai promover um curso breve de introdução à Terapia Familiar, baseada no modelo sistémico, com o total de 24h. Esta formação pode revelar-se bastante útil para profissionais e estudantes de Psicologia, Educação, Serviço Social e outras áreas da saúde.

Objetivos da formação:

Desenvolver habilidades terapêuticas para trabalhar em e com a família, aprimorar e consolidar capacidades de intervenção com crianças, adolescentes e adultos, tendo tem linha de conta um modelo sistémico e transgeracional, bem como o trabalho sistémico com outros profissionais e com a comunidade, visto que a saúde mental e o bem estar ultrapassam em muito a esfera da individualidade.

Estrutura da formação:

- Módulo I: A família - Introdução ao modelo sistémico (T) - 4h
- Módulo II: A psicopatologia familiar - novo olhar sobre o sintoma e a sua função (T) - 4h
- Módulo III: Setting terapêutico - recurso a casos clínicos (T/P) 4h
- Módulo IV: Terapia familiar - alguns modelos de intervenção - simulações de casos clínicos (T/P) - 8h
- Módulo V: Supervisão de casos clínicos (T/P) - 4h

T = Teórico | T/P (Teórico/Prática)

Inscrição:


Send Message


Ação

Pub