ANGOLA Human Resources Department
11-06-16 0 Hits

Saurimo- A aderência da população da Lunda Sul aos testes de VIH/Sida, com vista a conhecere o seu estado serológico em 2015, foi hoje, quarta-feira, enaltecida pela coordenadora do Programa Provincial de Luta Contra a Sida na região, Luísa Lufugi.

Em declarações à Angop, a responsável disse que a população tem vindo a perceber a importância e o valor de fazer o teste voluntário, de forma a saber, quanto mais cedo possível, o seu estado serológico, o que ajudará a tratar a doença, no caso dos infectados.

Acrescentou que os serviços de saúde pública têm vindo a realizar testagem e consultas ambulatórias, com o apoio de uma clínica móvel que circula no interior dos municípios e comunas, levando aos cidadãos a informação necessária sobre contágio e prevenção da patologia.

Esta aderência, prosseguiu, resultou na testagem voluntária de 43 mil e 225 cidadãos em 2015, contra os 18 mil e 711 em 2014, tendo sidos diagnosticados 2.604 casos positivos, dos quais 2.234 em tratamento.

A responsável fez saber que dos casos positivos 91 foram registados em crianças, 1.416 em adultos e 617 em mulheres grávidas.

Na ocasião a responsável destacou a importância de os cidadãos fazerem adesão regular ao teste de VIH, por forma a adoptarem práticas seguras de prevenção, pois que além da pessoa saber do seu estado serológico, possibilita a adopção de maiores cuidados com a sua própria saúde e do parceiro.

Explicou que a testagem voluntária favorece o acesso ao diagnóstico da infecção por VIH, contribui para redução dos riscos de transmissão e da reinfecção, estimula a adopção de práticas seguras de prevenção, enquanto que para as pessoas infectadas o seu encaminhamento para assistência especializada.

>https://www.angop.ao


Send Message


Ação

Pub